Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chavena de Chá das Cinco

Uma chávena de chá, um prato com biscoitos e conversas intermináveis

Chavena de Chá das Cinco

Uma chávena de chá, um prato com biscoitos e conversas intermináveis

30
Jul18

O ser um modelo a seguir

Ser um modelo para alguém é algo que me assusta e é uma pressão que carrego comigo todos os dias. Decidi abordar o tópico porque sei que desse lado se encontram pais, irmãos, primos, tios, padrinhos e sabe-se lá quantos mais graus de parentesco estabelecem com alguém,

Desde criança que ser um modelo a seguir se tornou a minha realidade. Dentro do pessoal próximo da minha idade, não sou a mais velha, mas dentro da geração de 2000 eu sou a referência. Isto porque de ser a "jóia" (o meu falecido tio-avô tinha o hábito de me tratar assim. Esteja em eterno descanso) da família, o bebé, no espaço de 11 meses deixei de o ser. No entanto, não foi até eu ter cerca de 5 anos que fui confrontada com o facto de estar sempre no meu melhor, já que eu ia ser a irmã mais velha, ainda mais de uma menina.

Com o tempo habituei-me a esta ideia, mas na minha inocência, eu ainda não compreendia propriamente o que significava e a responsabilidade que com o "cargo" vinha. Esta tem sido a minha vida desde há mais de 10 anos, estar sempre no meu melhor para ser um modelo para a minha irmã e para a minha prima pequenina (somos uma família em que a maioria é do sexo masculino, há poucas mulheres. Provavelmente só eu, a minha irmã e duas primas nossas, de resto são tudo rapazes).

Isto traz-me ao que têm sido os meus últimos dias. Almoços e jantares com a família, ou pelo menos uma parte dela. Sofro do mal de gostar dos meus primos mas de eles serem pequenos demais para entender que eu não tenho a mesma idade que eles, logo chega a um ponto que a minha paciência e energia acaba quando eles começam a insistir para que brinque a coisas que até o meu tamanho nem permite já.

Ontem tornei-me mais consciente que a minha prima, apesar de passar maior parte do ano na Suíça, olhar para mim como uma espécie de irmã mais velha que lhe faz penteados, lhe ajuda a escolher roupas e até mesmo que fala com ela e ouve tudo o que ela tem para dizer sobre a escola e as amiguinhas. É uma relação bastante diferente da que tenho com a Nônô, ela basicamente isola-se e já não quer saber de mim, eu não reclamo porque o sentimento é meio que mútuo. Pouco falamos e só estamos juntas quando é hora de comer à mesa. Talvez advenha do fator tempo, passo umas quantas semanas com a minha prima durante o ano, passo 365 dias a viver debaixo do mesmo teto que a minha irmã.

Tudo isto para dizer que isto de ser um modelo a seguir acaba por tornar-se uma pressão muito grande. É o ter que saber falar com toda a gente, ter que fazer fretes quando simplesmente me aborreço e me quero ir embora para a minha casa, o facto de a comida chegar a um ponto que é demasiado pesada para eu comer, e tantas outras coisas que me chateiam nestas reuniões de família. Chega a um ponto que fico descontente mas que não posso manifestar este meu descontentamento, acho que até certo ponto todos já nos encontrámos numa situação semelhante àquela pela qual estou a passar.

Enfim, isto saiu um pouco sem sentido algum mas precisava de dizer alguma coisa. Estou a rebentar pelas costuras, quero dizer alguma coisa e inventar uma desculpa qualquer para não comparecer, mas sei que não é possível porque ficaria mal e claro a desculpa dos meus pais para este meu comportamento controverso é sempre a questão do modelo a seguir.

Espero não ter aborrecido demasiado com o meu desabafo, mas precisava de desabafar e deitar tudo cá para fora mesmo. Estou cansada da mesma rotina e das mesmas desculpas de chacha.

2 comentários

Comentar post

Pesquisar

Sobre mim

foto do autor

Mensagens

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D