Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chavena de Chá das Cinco

Uma chávena de chá, um prato com biscoitos e conversas intermináveis

Chavena de Chá das Cinco

Uma chávena de chá, um prato com biscoitos e conversas intermináveis

28
Out18

Chavena de Chá com... Gonçalo Gonçalves

Há já algum tempo que pensava em criar uma rubrica deste tipo no meu blog, no entanto, sempre foi uma ideia muito pouco madura e, por trás dela, estava também o meu medo e a minha falta de criatividade.

Esta rubrica é, basicamente, de cariz mensal e não é uma entrevista convencional, é assim uma conversa entre mim e certos bloggers sobre variados temas de forma a abordarmos certos temas. 

O meu primeiro convidade está neste momento no seu segundo ano de Faculdade, tem 19 anos e tem um blog completamente diferente daqueles que já vi por estes lados. Utiliza o seu blog, "A Jornada de um Estudante" como um lugar onde nos dá imensas dicas úteis e partilha connosco assuntos de relevância máxima. Por isso, apresento-vos o primeiro convidado desta rubrica... Gonçalo Gonçalves.

Chávena de Chá com....png

 

C: Olá, antes de mais como estás?

G: Olá, estou bem, sinto-me bem. E tu?

C: Também, obrigada. É certo que começaste o teu blog em agosto, de onde é que te surgiu a ideia de saltares para este mundo digital?

G: Há algum tempo que eu me interesso pelo tópico de desenvolvimento pessoal e dicas que posso empregar para melhorar o meu dia a dia. Como gosto de ajudar pessoas, pensei que fosse uma boa forma de ajudar os outros, transmitindo-lhes aquilo que eu tenho aprendido ao longo do tempo. Desta forma eu escrevo sobre aquilo que gosto e ao mesmo tempo tenho a oportunidade de ajudar os outros. 

C: Parece bem e realmente os teus posts ajudam bastante! Aliás, instalei o Forest por tua causa!

Como estudante universitário que és e ao dares as dicas que partilhas connosco, quais são aquelas três que gostavas de ter sabido antes de entrar na faculdade?

G: Ainda bem! Fico contente por isso!

 Bem, isso é uma boa pergunta. Uma coisa que gostava de ter ganho controlo há mais tempo era no meu planeamento. Planear os meus dias, a minha semana. A faculdade pode ser muito stressante e se não te organizas no início, vai começar a correr mal mais para a frente. Se se começar a planear as coisas e a fazer aquilo a que nos submetemos, a tarefa passa a ser bem mais fácil. O meu estudo também tem vindo a ser bem mais produtivo nos últimos tempos. A ideia de trabalhar por certos períodos de tempo e tirar mínimas pausas é excelente. Trabalhar concentrado por 25-30 minutos e descansar 5 minutos; fazer isto repetidamente, é muito mais eficiente do que estudar horas a fio seguidas. Às tantas a tua cabeça já não se consegue concentrar. E por último, acordar cedo. (Sei que ainda não falei neste tópico no blog, mas está quase quase a vir). Acordar cedo tem tido um papel fundamental na minha organização e na quantidade de tarefas que consigo realizar num dia. Às vezes não é fácil, devido a horários incompatíveis, mas tenta-se gerir o tempo da melhor forma.

C: Epá, eu bem sonho com planeamento e organização, mas não passa muito de um sonho, creio que é falta de método ahahah

 Como sabes eu estou no secundário (pirralhita ainda) e há algum tempo que tenho andado a pensar nisto e gostava de saber o que pensas acerca deste tema.

 O que achas que o Estado Português devia fazer para melhorar a qualidade do ensino e cativar os alunos? Qual achas assim aquela grande falha?

G: Muito interessante! Eu penso nisso de vez em quando. Para já, penso que a grande falha é ainda não ter havido uma mudança. Não sei ao certo o que o Estado Português podia fazer para melhorar a qualidade de ensino, mas, não concordo com algumas coisas. A verdade é que muitas coisas têm mudado, desde a tecnologia, aos transportes, mas o sistema de ensino continua o mesmo. Penso que está antiquado, devia de evoluir também. Todas as pessoas têm algo que sabem fazer bem, que gostam e que possivelmente até querem fazer daquilo a vida delas, No entanto somos todos "obrigados" a seguir o mesmo padrão. Estudar, estudar para entrar na faculdade, tirar um curso e arranjar um bom emprego. Acho que podia haver outras opções. O mesmo sistema para todas as pessoas, não me parece o mais correto. Somos todos diferentes, temos todos vocações diferentes. Não sei se me fiz explicar bem ahaha

C: Eu compreendo perfeitamente o que dizes! Calculo que tenhas ido para Ciências e Tecnologias no secundário e não sei como foi o teu processo de escolha de curso ou como sequer fizeste a escolha do teu curso na universidade, a questão é nunca sentiste que não fazias a mínima ideia de como escolher?

G: Sim, fui para Ciências e Tecnologias, sempre adorei as ciências por isso essa escolha foi fácil. Ao candidatar à faculdade é que foi mais difícil. Não fazia ideia do que escolher. Sabia que queria alguma coisa na área da saúde, mas não sabia o quê em concreto. Fui vendo com a média que tinha e acabei entrando no curso de Imagem Médica e Radioterapia! 

C: Eu penso que eles nos deviam dar disciplinas mais práticas que nos dessem uma ideia daquilo que gostaríamos ou não fazer no futuro, não sei se concordas, mas talvez fosse mais fácil. Já agora, gostas do teu curso??

G: Concordo plenamente, apesar de podia ser um bocado difícil. Porque por exemplo, na área das Ciência e Tecnologias, tens um leque muito muito variado mesmo de cursos. Mas sim, era uma ideia interessante. Eu estou a gostar muito do meu curso, estou no 2ºano agora e não o trocava por outro!

C: Ainda bem, fico feliz por ouvir isso! É sempre ótimo sentirmo-nos bem com as nossas escolhas pois é com elas que vamos carregar para a vida! Realmente a área de Ciências e Tecnologias é bastante abrangente e tenho a ideia que é bastante prática logo seria mais complicado que a medida fosse colocada em vigor.

Ainda no tópico da Faculdade, qual o conselho que darias a quem está agora a decidir aquilo que quer seguir para a faculdade??

G: Eu não sou um exemplo a seguir, mas aconselhava a pesquisarem as profissões, e se possível, falarem mesmo com profissionais dessa área. Assim teríam uma opinião de uma pessoa que trabalha nessa área todos os dias. Há sites como o "Design the Future" que ajudam nisso mesmo!

C: Assim para terminar filosoficamente e dar uma tentativa de Fátima Lopes a ser uma espécie de cópia fatela do Daniel Oliveira - quem é o Gonçalo para lá do blogger?

G: O Gonçalo para lá do Blog é uma pessoa bem disposta, positiva e divertida. Uma pessoa muito ambiciosa também, que quer estar em constante aprendizagem, e com isso partilhar com os outros aquilo que aprende, porque isso o faz sentir bem. O Gonçalo é uma pessoa que quer deixar uma pequena marca no mundo.

C: E garanto-te que pelo menos na blogosfera, o Gonçalo já deixou uma marca considerável ao criar conteúdo diferente, ao mostrar a sua autenticidade e acima de tudo por alinhar em ideias mirambulantes como esta. Obrigada por teres-te arriscado e teres sido o primeiro convidado desta rubrica.

G: Fico tão contente por sentires isso! Ainda bem que assim é! E obrigado eu, foi um privilégio ser o primeiro convidado ahahah

 

Esta foi uma conversa curta e direta que tive com o Gonçalo acerca de assuntos relacionados com o blog dele, tal como é o meu objetivo com esta rubrica. Que nos conheçamos melhor uns aos outros na blogosfera e que fiquemos a conhecer pessoas novas.

Mais uma vez (já deves estar cansado), agradeço-te imenso por teres alinhado nesta aventura mirambulante na qual me enfiei. Foi ótimo e quem sabe não repetimos daqui a um ou dois anos eheheh, talvez consiga passar de Fátima Lopes para Daniel Oliveira eheheh (mentira isso já é sonhar alto demais).

 

 

4 comentários

Comentar post

Pesquisar

Sobre mim

foto do autor

Mensagens

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D