Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chavena de Chá das Cinco

Uma chávena de chá, um prato com biscoitos e conversas intermináveis

Chavena de Chá das Cinco

Uma chávena de chá, um prato com biscoitos e conversas intermináveis

26
Jun18

A minha primeira experiência no Secundário

Sei que já falei disto anteriormente, mas agora que tudo está definitivamente acabado (já recebi as notas e vou fazer a renovação de matrícula ainda esta semana), quero contar a minha experiência integral nesta coisa do secundário.

First things first, tive imensas disciplinas (frequento uma escola com programas próprios financiados pela Europa), algumas teóricas (disciplinas de exame) e algumas disciplinas práticas (disciplinas lecionadas no Ensino Superior). Apesar da grande carga horária, não sinto que tenha sido um ano muito difícil, no seu geral. Claro que houve matérias em que bloqueei, e cheguei a ter break downs.

Lembro-me de chorar de cansaço e frustração, ou porque esta stressada ou porque me sentia subcarregada ou porque os resultados nem sempre corresponderam às minhas expectativas. Recordo-me particularmente na altura em que fiz diretas a estudar, acabava por ir para os testes cheia de dores de cabeça e com vontade de vomitar para cima do teste.

Não desfazendo, também sei que houve momentos melhores. Por exemplo, orgulho-me particularmente das notas do 1º período (ainda que a média das mesmas me desse uma média muito mais baixa que aquilo que considerava), pois contradisse o padrão que todos me pintaram sobre a dificuldade do secundário.

Tenho que admitir que foi um ano muito difícil para mim. Entre ter que lidar com problemas pessoais, assuntos escolares, a adaptação a um sistema de ensino completamente diferente daquele ao que estava acostumada, e ao ver-me sem as minhas amigas do costume, que eram o meu porto seguro.

Fui para o colégio que frequento absolutamente sozinha. As minhas amigas seguiram o seu caminho, mas ainda se viam porque eram da mesma escola. Eu fiquei sozinha e tive que começar do zero. No início do primeiro período chorei com as saudades, sentia que não pertencia ao lugar onde me encontrava, não sentia grande confiança com as pessoas (como ainda não sinto com a maior parte), e quando as coisas corriam mal pessoalmente podia apenas mandar mensagem ao meu grande, especial amigo, que acabou por se afastar de mim a longo prazo (ainda falamos, mas já não tanto quanto antes).

Tenho que reconhecer, que ainda contando com todas as dificuldades a níveis de matéria (leia-se Matemática A em específico), dos problemas que tive que enfrentar durante este tempo, e ainda dos meus problemas de adaptação, consegui atingir o objetivo principal - a média com a qual o último aluno da Faculdade que pretendo frequentar entrou no ano passado.

Aproveito para compartilhar qual é a Faculdade que tenho debaixo de olho, que é a FEP (Faculdade de Economia do Porto). Assim, ainda que duvido que se interessem, compartilho com grande alegria que consegui uma média relativamente alta, suficiente para eu ter uma base no ingresso à Faculdade.

Assim, para todos aqueles que vão entrar agora no secundário, aconselho apenas que não temam o desenho exagerado que vos está a ser pintado, só vos cria ansiedade e isso não é benéfico. É preciso mais trabalho, mas mesmo assim, não é tão dramático quanto é pintado (a menos que não tenham qualquer hábitos de estudo).

Espero que os exames tenham corrido bem a todos aqueles que se proposeram a fazê-los, e muito boa sorte para aqueles que vão agora ingressar o Ensino Superior. Para aqueles que continuam no Ensino obrigatório, para o ano há mais, por isso aproveitem as férias enquanto podem (elas passam mais rápido que o que pensamos).

 

4 comentários

Comentar post

Pesquisar

Sobre mim

foto do autor

Mensagens

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D